Projeto Pedagógico
Metodologia de Ensino
Nosso Projeto tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Vygostky adaptadas e transformadas ao interacionismo, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.
Com inspiração na pedagogia inspirada na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Vygostky, buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de Parâmetros de organização de grupos e relação professor/criança;
Eixos:
Linguagens;
Natureza e sociedade;
Movimento;
Matemática;
Arte;
Atividades que envolvem projetos sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.Lei 10.639/03.
Considerando que um projeto político pedagógico deve abranger os diferentes saberes que compõem a formação humana, esta deve ser organizada de forma a favorecer o desenvolvimento de capacidades, mediadas pelas linguagens e os conteúdos das diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, propomos as seguintes intenções educativas:
Conhecer o próprio corpo, emoções, possibilidades de movimento, imagem corporal;
Desenvolver a auto-estima;
Perceber-se como membro de um grupo famílias e as relações de parentesco;
Perceber suas possibilidade e limitações;
Expressar escolhas, emoções, sentimento e necessidades, utilizando-se das linguagens;
Reconhecer e identificar o seu nome como marca de sua identidade;
Demonstrar perseverança na solução de problemas;
Cuidar do próprio corpo com progressiva independência;
Demonstrar atitudes de privacidade e de respeito com o próprio corpo, no desenvolvimento da sexualidade;
Apropriar-se de hábitos da cultura de seu grupo, respeitando as demais culturas;
Demonstrar iniciativa em situações problema;
Identificar pessoas com as quais convive;
Interagir com pessoas de diferentes idades;
Compreender a necessidade de compartilhar afeto, materiais, brinquedos;
Demonstrar sentimento e atitudes de cooperação, respeito e solidariedade;
Construir, apropriar e respeitar combinados;
Trabalhar em grupo;
Saber ouvir e respeitar opiniões diferentes;
Respeitar e conviver com as diferenças biológicas, de gênero, idade, religião e etnia;
Valorizar seu grupo familiar, respeitando as deferentes estruturas familiares;
Compreender, adaptar-se e agir com independência em rotinas estabelecidas;
Demonstrar cuidado com os materiais de uso pessoal e coletivo;
Emitir suas idéias com clareza e segurança;
Participar da construção e desenvolvimento de uma proposta de trabalho;
Participar da organização da sala;
Compreender uma proposta de trabalho e executá-la com concentração e persistência;
Agir de forma cada vez mais autônoma em suas atividades habituais;
Demonstrar curiosidade e interesse por diversas fontes de informação;
Participar de discussões;
Registrar suas idéias e descobertas, através de diferentes linguagens;
Identificar imagens visuais diversas, explorando seus significados;
Expressar sua opinião diante de informações diversas;
Socializar vivências e informações;
Utilizar informações adquiridas em outras situações;
Formular hipóteses diante de experimentações e situações problema;
Demonstrar atenção e concentração nas discussões;
Estabelecer e compreender relações lógicas entre objetos de acordo com suas características físicas, tamanho, quantidade, classificação/ categorização, causa-efeito;
Construir os conceitos matemáticos;
Construir o conceito de número;
Realizar registros matemáticos, convencionais ou não, construindo gradualmente a linguagem matemática;
Perceber as propriedades das figuras, identificando as formas no espaço;
Perceber a função dos instrumentos de medida em situações cotidianas;
Perceber e caracterizar uma questão problema;
Interpretar situações e prever transformações a partir de suas ações;
Identificar as características e as relações entre os diversos seres;
Identificar e descrever diferentes fenômenos físicos e químicos;
Construir progressivamente suas hipóteses sobre a escrita;
Perceber-se como sujeito histórico, que participa da construção e transformação da realidade;
Desenvolver a criatividade em suas diferentes produções;
Expressar-se através das diferentes linguagens;
Cuidar do bem comum e do patrimônio cultural;
Respeitar o meio ambiente, desenvolvendo o cuidado com o planeta;
Conhecer produções artísticas de diversas culturas e épocas, tendo contato com o acervo da humanidade nas múltiplas linguagens, sensibilizando-se diante das produções e formas de expressão;
Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura;
Perceber a função social e interativa da leitura e escrita;
Identificar diferentes gêneros textuais;
Perceber-se como elemento de um ecossistema;
Perceber-se como sujeito único que faz parte de um coletivo;
Respeitar as diferenças e os diferentes;
Ter o direito de participar de todas atividades;
Perceber que todos, independente de credo, etnia, desenvolvimento físico e psicológico, devem ser respeitados enquanto sujeitos.