Skip to content

Projeto Pedagógico

PSF_6606

Metodologia de Ensino

Nosso Projeto tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Vygostky adaptadas e transformadas ao interacionismo, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno. 

Com inspiração na pedagogia inspirada na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Vygostky, buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de Parâmetros de organização de grupos e relação professor/criança;

Eixos:

Linguagens;

Natureza e sociedade;

Movimento;

Matemática;

Arte;

Atividades que envolvem projetos sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.Lei 10.639/03. 

Considerando que um projeto político pedagógico deve abranger os diferentes saberes que compõem a formação humana, esta deve ser organizada de forma a favorecer o desenvolvimento de capacidades, mediadas pelas linguagens e os conteúdos das diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, propomos as seguintes intenções educativas:

Conhecer o próprio corpo, emoções, possibilidades de movimento, imagem corporal;

Desenvolver a auto-estima;

Perceber-se como membro de um grupo famílias e as relações de parentesco;

Perceber suas possibilidade e limitações;

Expressar escolhas, emoções, sentimento e necessidades, utilizando-se das linguagens;

Reconhecer e identificar o seu nome como marca de sua identidade;

Demonstrar perseverança na solução de problemas;

Cuidar do próprio corpo com progressiva independência;

Demonstrar atitudes de privacidade e de respeito com o próprio corpo, no desenvolvimento da sexualidade;

Apropriar-se de hábitos da cultura de seu grupo, respeitando as demais culturas;

Demonstrar iniciativa em situações problema;

Identificar pessoas com as quais convive;

Interagir com pessoas de diferentes idades;

Compreender a necessidade de compartilhar afeto, materiais, brinquedos;

Demonstrar sentimento e atitudes de cooperação, respeito e solidariedade;

Construir, apropriar e respeitar combinados;

Trabalhar em grupo;

Saber ouvir e respeitar opiniões diferentes;

Respeitar e conviver com as diferenças biológicas, de gênero, idade, religião e etnia;

Valorizar seu grupo familiar, respeitando as deferentes estruturas familiares;

Compreender, adaptar-se e agir com independência em rotinas estabelecidas;

Demonstrar cuidado com os materiais de uso pessoal e coletivo;

Emitir suas idéias com clareza e segurança;

Participar da construção e desenvolvimento de uma proposta de trabalho;

Participar da organização da sala;

Compreender uma proposta de trabalho e executá-la com concentração e persistência;

Agir de forma cada vez mais autônoma em suas atividades habituais;

Demonstrar curiosidade e interesse por diversas fontes de informação;

Participar de discussões;

Registrar suas idéias e descobertas, através de diferentes linguagens;

Identificar imagens visuais diversas, explorando seus significados;

Expressar sua opinião diante de informações diversas;

Socializar vivências e informações;

Utilizar informações adquiridas em outras situações;

Formular hipóteses diante de experimentações e situações problema;

Demonstrar atenção e concentração nas discussões;

Estabelecer e compreender relações lógicas entre objetos de acordo com suas características físicas, tamanho, quantidade, classificação/ categorização, causa-efeito;

Construir os conceitos matemáticos;

Construir o conceito de número;

Realizar registros matemáticos, convencionais ou não, construindo gradualmente a linguagem matemática;

Perceber as propriedades das figuras, identificando as formas no espaço;

Perceber a função dos instrumentos de medida em situações cotidianas;

Perceber e caracterizar uma questão problema;

Interpretar situações e prever transformações a partir de suas ações;

Identificar as características e as relações entre os diversos seres;

Identificar e descrever diferentes fenômenos físicos e químicos;

Construir progressivamente suas hipóteses sobre a escrita;

Perceber-se como sujeito histórico, que participa da construção e transformação da realidade;

Desenvolver a criatividade em suas diferentes produções;

Expressar-se através das diferentes linguagens;

Cuidar do bem comum e do patrimônio cultural;

Respeitar o meio ambiente, desenvolvendo o cuidado com o planeta;

Conhecer produções artísticas de diversas culturas e épocas, tendo contato com o acervo da humanidade nas múltiplas linguagens, sensibilizando-se diante das produções e formas de expressão;

Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura;

Perceber a função social e interativa da leitura e escrita;

Identificar diferentes gêneros textuais;

Perceber-se como elemento de um ecossistema;

Perceber-se como sujeito único que faz parte de um coletivo;

Respeitar as diferenças e os diferentes;

Ter o direito de participar de todas atividades;

Perceber que todos, independente de credo, etnia, desenvolvimento físico e psicológico, devem ser respeitados enquanto sujeitos.

× Como posso te ajudar?